Pular para o conteúdo principal

Como Matricular-se em uma Universidade Italiana


A Itália possui mais de cem Universidades públicas, sendo que as particulares são uma percentagem mínima. Cada Universidade possui autonomia financeira e didática, oferecendo cursos diferentes na área de graduação (Laurea Triennale, Laurea a Ciclo Único e Laurea Specialistica) e de pós­-graduação (Masters, Corsi di Specializzazione e Dottorati di Ricerca), assinando convênios com universidades de outros países e disponibilizando vários programas de intercâmbio. Apesar de pública, a Universidade não é gratuita de forma absoluta, sendo exigido apenas o pagamento de uma taxa anual de matrícula, que é dividida em duas parcelas e que varia conforme a renda da família. A taxa mais alta é do curso de Medicina, a qual para famílias de alta renda chega a custar aproximadamente € 2.000,00 ao ano.

Leia Também, Site de Casamento Europeu:

http://www.cidadaniaitaliana.net/2010/12/sites-de-relacionamento-italiano.html



Os documentos exigidos ao estudante brasileiro ou italiano com formação escolar brasileira para se matricular nos cursos de graduação (Laurea Triennale e Laurea a Ciclo Único) são:

*
Diploma de segundo grau;
*
Declaração de aprovação na prova vestibular;
*
Histórico acadêmico, em que devem constar todas as disciplinas previstas para os primeiros dois semestres do curso e as relativas menções.

Observação importante: Os originais de todos os documentos citados acima, após a autenticação das assinaturas dos respectivos diretores escolares e acadêmicos em cartórios, devem ser traduzidos por tradutor juramentado. Os originais autenticados e acompanhados de tradução juramentada, deverão em seguida ser apresentados à Embaixada da Itália, competente para o Distrito federal, ou ao Consulado da Itália de competência territorial, que os legalizarão, devolvendo-os ao interessado após realizar as cópias conformes aos originais, as quais irão integrar a documentação de matrícula. Além disso, é indispensável que os documentos escolares originais apresentem o carimbo da respectiva Secretaria Estadual de Educação e que os documentos acadêmicos originais apresentem a indicação da portaria com a qual o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil reconheceu o curso de graduação.

A exigência de ter cursado os dois primeiros semestres em qualquer faculdade, pública ou particular, independentemente de corresponderem ao curso de graduação italiano escolhido, é conseqüência do fato que o currículo escolar pré-universitário na Itália é de 13 anos, exigindo-se para o segundo grau 5 séries e não três, como acontece no sistema de ensino brasileiro. É importante lembrar que não è suficiente a simples matrícula nos dois semestres e sim, ter êxito em todas as matérias neles previstas.

Procedimento para matricular-se nos cursos de graduação
Após escolher o curso em uma das faculdades italianas o estudante brasileiro deverá dirigir-se à Embaixada da Itália, competente para o Distrito Federal, ou ao Consulado da Itália competente territorialmente para o lugar de seu domicílio, para apresentar o pedido de pré-matrícula. O período de entrega do pedido se dá, em regra, entre abril e maio de todo ano, sendo que o cronograma exato será consultável no portal eletrônico da Embaixada e do Ministério da Educação italiano MIUR (www.miur.it), em que serão disponibilizados também os formulários necessários.
Deverá ser preenchido o respectivo formulário de pré-matrícula em duas vias, anexando 2 fotografias 3 x 4. Além das fotografias o estudante anexará também os documentos de estudos exigidos.
Em regra até o final de junho a Embaixada da Itália ou o Consulado da Itália competente enviará o pedido para a universidade escolhida pelo interessado, a qual comunicará a admissão do estudante às provas de italiano e específicas até o final do mês de julho.
A partir daí o estudante poderá pedir o visto de estudo.
O aperfeiçoamento da matrícula fica subordinado, para a generalidade das faculdades, ao sucesso na prova de italiano marcada, em regra, para o início de setembro na sede da Universidade escolhida. Para a matrícula em algumas faculdades (por exemplo: Arquitetura; Laurea Specialistica in Odontoiatria e Protesi Dentaria; Laurea Specialistica in Medicina e Chirurgia; Laurea Specialistica in Medicina Veterinaria; Laurea in Professioni Sanitarie), o candidato deverá também superar uma prova específica, nos moldes de um vestibular.
Os resultados das provas são em regra comunicados dentro de 15 dias após sua realização. Superadas as provas os estudantes poderão aperfeiçoar definitivamente a matrícula, permanecendo na Itália. Do êxito das provas dependerá também a confirmação do visto de estudo.
Todo ano o edital que regula as matrículas é publicado nos portais eletrônicos da Embaixada e do Ministério da Educação italiano MIUR.




Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Imigrantes Italianos com o local de Nascimento

Nome Local de Nascimento Data de Nascimento Pai Baggio Giobatta Ramon di Loria 13-05-1820 Angelo Gabbatolo Giovanna Castelfranco Veneto 03-08-1836 Giuseppe Baggio Maria Maddalena Ramon di Loria 13-04-1868 Giobatta Baron Bortolo Loria 06-05-1857 Giuseppe Baron Giovanna Ramon di Loria 07-10-1888 Bortolo Baron Celestina Ramon di Loria 12-01-1891 Bortolo Baron Anna Ramon di Loria 22-05-1894 Bortolo Baron Angela Ramon di Loria 06-05-1896 Bortolo Becevel Bortolo Vedelago 26-04-1845 Giovanni Silvestri Orsola Villarazzo 14-06-1844 Matteo Becevel Elia Ramon di Loria 19-04-1877 Bortolo Becevel Scolastica Ramon di Loria 24-06-1878 Bortolo Bertoncello Antonio Castiglione di Godego 26-07-1819 Matteo Pellizzari Maria Rossano Veneto Gio BertoncelloMaria Castig

Imigrantes Italianos que Desembarcaram no Brasil (Cortesia)

Sobrenome Nome Pai Mãe Data Nascimento Local De Nascimento Desembarque Adami Antonio Simeone Stolfi Anastasia 15/04/1873 Cornuda Agnoletto Giuseppe Pellegrino De Marchi Catterina 28/04/1873 Montebelluna Rio de Janeiro Baccin Giacomo Vettore Marcon Claudia 30/05/1866 Pederobba Rio de Janeiro Calcagnotto Pietro Stefano Bardini Giustina 07/08/1871 Volpago del Montello Calderan Bortolo Pietro Ongaro Rosa 11/02/1905 Mansuè   Da broi Antonio Domenico Pilat Mattea 18/04/1872 Cison di Valmarino Fabbi Giovanni Antonio Sansigolo Teresa 17/06/1881 Vicenza Rio Grande do Sul Fabian Pasquale Vittorio Simionatto Lucia 03/05/1852 TERRASSA PADOVANA Gabanella Graziano Pietro Lorenzo Paiola Rosa 12/08/1862 FRATTA POLESINE São Paulo Gabo

Curso de Italiano Gratuito - Nivel A1 A2 B1 B2

Um grande portal  está oferecendo curso de lingua italiana gratuito. Esse projeto é uma parceria do ministério das relações exteriores e Rai educação. O público alvo são estrangeiros interessados em aprender a língua italiana. O curso é dividido  em quatro níveis. O nivel A1 e A2 são elementares. Ensinam o básico da língua italiana como saudação, agradecimento ... O nivel intermediário ensina  gramática, os verbos mais utilizados... Em cada unidade o curso oferece video aula, exercícios de fixação e a história de uma família de imigrantes iniciando sua vida na Itália. Abaixo segue o vídeo da unidade 1 do nível elementar. Para ter acesso ao curso completo copie e cole no browser www.italiano.rai.it