
A produção e o consumo de sorvete tem registros desde a antiga roma, entretanto, os habitantes da grécia antiga, civilizações arabes e chineses também consumiam esse alimento. Naturalmente, o sorvete era muito diferente dos atuais. Alexandre Magno, preparava uma mistura de frutas, mel, temperos e neve e esse pode ser considerado um ancestral do sorvete. A notícia mais aceita é que o sorvete foi inventado por Bernardo Buontalenti, um cozinheiro de 1565 que preparou uma mistura muita parecida com o sorvete de hoje. Ele aplicou algumas técnicas de refrigeração na corte de Caterina e obteve sucesso e mais tarde serviu uma variedade de sorvetes no Café Procope de Paris. O sucesso foi enorme e seus sorvetes ficou conhecido por toda europa e surgiu a oficina de sorvete italiano. A técnica utilizada para a produção de sorvete envolveu o uso de um recipiente de madeira cheia de gelo e sal, que por sua vez foi cercado por um recipiente de cobre e dentro do recipiente ficava a mistura. Para outros, o sorvete foi preparado pela primeira vez por Ruggeri, também de Florença, que graças a uma preparação que incluiu creme, gemada e frutas, logo se tornou famoso, de modo que fez fortuna em Paris.
Entre as várias escolas que se distinguiram ao longo do tempo nafabricação de sorvetes vale bem a pena citar Veneto, em particular a da província de Belluno e Cadore, que foi capaz de ser apreciada em todo o mundo.
Considerações:
Você encontra sorveteria em toda esquina da Itália. Os italianos consomem sorvete em todas as estações do ano, inclusive no inverno, pode estar caindo neve que os italianos estão na sorveteria. As sorveterias tem participação direta na economia da Itália gerando empregos e renda para a família italiana e muitos italos brasileiros tiveram seu primeiro emprego em sorveterias italianas.
Receita de Sorvete Artesanal
Veja como é a produção de Sorvetes na Itália