Pular para o conteúdo principal

Cidadania Italiana por Sangue x Cidadania Italiana por Adoção

Recentemente, uma leitora do blog, residente na Irlanda, questionou sobre seu direito a cidadania italiana visto que ela tinha um padastro descendente de italiano. Através destas perguntas, resolvi escrever este post para esclarecer a diferença entre cidadania italiana jus sanguinis e a cidadania italiana por adoção.

Leitora do Blog: Boa Tarde, tenho um padastro que tem direito cidadania italiana, se eu for adotada tenho direito a cidadania italiana?

A resposta para pergunta parece simples, mas não é. Apesar da lei brasileira não fazer distinção de filhos legítimos e adotados, a lei italiana a faz, na concessão da nacionalidade italiana. Segunda a lei italiana, filhos adotados e menores de idade tem direito a cidadania italiana, basta fazer o registro .

Porém, se o adotado for maior de 18 anos ?
Nesse caso o adotado deverá residir na Itália por 5 anos consecutivos para adquirir a nacionalidade italiana através da naturalização.
Exemplo: O polêmico jogador de futebol  Mario Balotelli, era filho de ganêses e seus pais entregaram - o para adoção. Assim, a família balotelli o adotou e este teve o direito de se tornar cidadadão italiano. Voltando ao caso da leitora, esta apenas tinha o padastro com direito a cidadania italiana. E agora, como solucionar esse problema?
O primeiro passo é oficializar a adoção. No Brasil, é comum pessoas criarem seus enteados, porém, não oficializar a adoção.

Exemplo: Por uma fatalidade um de seus pais biológicos morreu ou o abandonou. Você é criado por seu pai ou mãe biológica e seu padrasto ou madrasta. Porém, seu padrasto ou madrasto não o adotou oficialmente.

Esse costume afeta, principalmente, a aquisição de direitos do enteado.  Além, de não ter os mesmos direito que os filhos legítimos, os enteados não podem adquirir a cidadania italiana por adoção. Só nascerá esse direito quando o processo de adoção for concluído. 

Leitora do Blog: Assim que o processo de adoção for concluído e só juntar documentação e fazer a cidadania italiana jus sanguinis através de meus avôs italianos adotivos?

A resposta é não, filhos adotivos não adquirem a cidadania italiana via jus sanguinis. A cidadania italiana é por adoção. Se a adoção foi quando a pessoa era menor de idade basta ir até o consulado e registrar o filho. Porém, se o pai ou mãe ainda não tem a cidadania italiana?
Nesse caso o padastro ou madrasta terá que se registrar primeiro para depois registrar o filho adotivo.

Leitora do Blog: Tenho mais de 18 anos e não quero ficar 5 anos na Itália, posso fazer a cidadania via sanguinis e não avisar o consulado italiano que sou adotada?

Pois é, mais uma vez o jeitinho brasileiro. Esse jeitinho pode dar certo, porém se tornar um problema sério, pois, quando o processo de adoção é concluído toda certidão de nascimento é reconstruída com o nome dos pais adotivos. Segundo a lei brasileira filhos adotivos não podem ser distinguidos de filhos legítimos, ou seja, em nenhum  espaço da certidão fica escrito se o filho é adotivo ou legitimo. Dessa forma possibilitando que muitos filhos adotivos se passarem por filhos biológicos e adquiram a cidadania italiana via jus sanguinis. Essa prática é totalmente errada e ilegal, quem tentar enganar  autoridades italiana estará comentendo crime. Além do processo de cidadania italiana ser cancelado, a pessoa poderá responder um processo criminal.

Resumindo

Se você for adotado, terá direito a cidadania italiana por adoção.

Método correto passo a passo, se você for enteado ou enteada de um descendente de italiano.

1º Passo:
Oficializar o processo de adoção perante a justiça brasileira. Deverá contratar um advogado.

2º Passo:
Seu padrasto ou madrasta reconhecer a cidadania italiana.

3º Passo
Se adoção foi feita quando a pessoa era menor de idade, corra para o consulado e faça seu reconhecimento da cidadania italiana.
Se adoção foi feita quando a pessoa era maior de idade, fixar residência na itália durante 5 anos e depois se naturalizar italiano.





Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Imigrantes Italianos com o local de Nascimento

Nome Local de Nascimento Data de Nascimento Pai Baggio Giobatta Ramon di Loria 13-05-1820 Angelo Gabbatolo Giovanna Castelfranco Veneto 03-08-1836 Giuseppe Baggio Maria Maddalena Ramon di Loria 13-04-1868 Giobatta Baron Bortolo Loria 06-05-1857 Giuseppe Baron Giovanna Ramon di Loria 07-10-1888 Bortolo Baron Celestina Ramon di Loria 12-01-1891 Bortolo Baron Anna Ramon di Loria 22-05-1894 Bortolo Baron Angela Ramon di Loria 06-05-1896 Bortolo Becevel Bortolo Vedelago 26-04-1845 Giovanni Silvestri Orsola Villarazzo 14-06-1844 Matteo Becevel Elia Ramon di Loria 19-04-1877 Bortolo Becevel Scolastica Ramon di Loria 24-06-1878 Bortolo Bertoncello Antonio Castiglione di Godego 26-07-1819 Matteo Pellizzari Maria Rossano Veneto Gio BertoncelloMaria Castig

Imigrantes Italianos que Desembarcaram no Brasil (Cortesia)

Sobrenome Nome Pai Mãe Data Nascimento Local De Nascimento Desembarque Adami Antonio Simeone Stolfi Anastasia 15/04/1873 Cornuda Agnoletto Giuseppe Pellegrino De Marchi Catterina 28/04/1873 Montebelluna Rio de Janeiro Baccin Giacomo Vettore Marcon Claudia 30/05/1866 Pederobba Rio de Janeiro Calcagnotto Pietro Stefano Bardini Giustina 07/08/1871 Volpago del Montello Calderan Bortolo Pietro Ongaro Rosa 11/02/1905 Mansuè   Da broi Antonio Domenico Pilat Mattea 18/04/1872 Cison di Valmarino Fabbi Giovanni Antonio Sansigolo Teresa 17/06/1881 Vicenza Rio Grande do Sul Fabian Pasquale Vittorio Simionatto Lucia 03/05/1852 TERRASSA PADOVANA Gabanella Graziano Pietro Lorenzo Paiola Rosa 12/08/1862 FRATTA POLESINE São Paulo Gabo

Curso de Italiano Gratuito - Nivel A1 A2 B1 B2

Um grande portal  está oferecendo curso de lingua italiana gratuito. Esse projeto é uma parceria do ministério das relações exteriores e Rai educação. O público alvo são estrangeiros interessados em aprender a língua italiana. O curso é dividido  em quatro níveis. O nivel A1 e A2 são elementares. Ensinam o básico da língua italiana como saudação, agradecimento ... O nivel intermediário ensina  gramática, os verbos mais utilizados... Em cada unidade o curso oferece video aula, exercícios de fixação e a história de uma família de imigrantes iniciando sua vida na Itália. Abaixo segue o vídeo da unidade 1 do nível elementar. Para ter acesso ao curso completo copie e cole no browser www.italiano.rai.it